| 24/03/2003 12h24min
Uma nova frente de guerra foi aberta nesta segunda, dia 24, no norte do Iraque. Aviões dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha bombardearam uma área montanhosa das proximidades da cidade de Chamchamal, a leste da cidade de Kirkuk, no primeiro ataque do tipo na região, controlada pelos curdos.
As investidas teriam ocorrido nas proximidades da cidade de Mosul. Tanto esta quanto Kirkuk são controladas pelo governo do presidente Saddam Hussein, mas estão perto da fronteira com a área controlada pelos curdos, área sob proteção ocidental desde a Guerra do Golfo (1991). Uma autoridade local disse que suas forças militares estavam se preparando para uma "grande operação'' a ser lançada contra os soldados de Saddam.
Nos combates mais próximos da capital iraquiana, helicópteros de ataque Apache dos EUA defrontaram-se com intensa artilharia no sul de Bagdá. O governo iraquiano noticiou que dois aparelhos norte-americanos foram abatidos por fazendeiros da região. O piloto de uma terceira aeronave, esta envolvida em uma missão de combate noturna (hora local) que tinha como objetivo abater as unidades da Guarda Repubicana de Saddam Hussein, disse ter-se defrontado com um "vespeiro, uma barragem de artilharia antiaérea'' perto da cidade de Kerbala, a 110 quilômetros a sudoeste de Bagdá.
De acordo com a agência de notícias Reuters, os Apaches norte-americanos não puderam fazer muito mais do que atingir alguns de seus alvos: responderam aos ataques e saíram do confronto. Pelo menos 30 disparos perfuraram a fuselagem dos helicópteros envolvidos.
Ainda conforme a Reuters, os pilotos dos EUA foram surpreendidos e ficaram pasmos diante da força de artilharia estabelecida na região.
No Sul, os combates ainda permanecem em Nasiriya, onde fuzileiros navais norte-americanos voltaram a bombardear. A cidade é crucial para abrir um segundo caminho sobre o Rio Eufrates e avançar para o norte, rumo a Bagdá.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.